Creme de Leite na Polônia

A primeira diferença no creme de leite na Polônia é a nomeação, onde a Śmietana é a azeda, e Śmietanka é a doce.

Os tipos de creme de leite que você encontra aqui são os seguintes:

Azedas:

  • Śmietana 9% – é o creme de leite com pouca gordura (creme de leite leve), mais usada por quem está em dieta, bem aguadinha.
  • Śmietana 12%– essa é ótima para molhos frios pra salada, pois também é bem leve.
  • Śmietana 18% – a mais comum em supermercados, ela pode ser usada para sopas e molhos, pois alem do sabor ela ajuda a engrossar.
  • Śmietana 22% – essa é a mais gordurosa, normalmente usada para molhos mais espessos.

Doces:

  • Śmietanka 9%. – aqui eles usam esse creme de leite pra colocar no café ou para fazer coquetéis com leite, é bem aguadinha, parece leite.
  • Śmietanka 18% – é a mais parecida com o creme de leite leve do brasil, pouco teor de gordura e não da pra fazer chantilly com ela.
  • Śmietanka 30% – essa tem um teor de gordura mais alto, mas também é bem liquida, ideal pra bater chantilly e adicionar em sobremesas. (Recomendo bater um pouco ela antes de adicionar em receitas que quer a sobremesa mais espessa, tipo mousses ou pavês)
  • Śmietanka 36% – Essa é a mais cremosa e gordurosa de todas, eu pessoalmente gosto dela pra todas as receitas que requerem uma espessura maior, pq não precisa bater antes de usar. Também pode ser usada pra bater chantilly.
  • Śmietanka 42% – Mais difícil de encontrar, ela é mais usada pra quem quer fazer manteiga caseira ou receitas muito gordurosas, também é conhecida como ‘Double Cream’ e tem uma aparência mais amarelada. Não é recomendada pra bater chantilly. Só é encontrada na versão fresca.

Por experiência própria encontro mais facilmente esses cremes de leite em versão fresca aqui, nas geladeiras. Mas é também possível encontrar elas em caixinha.

Outra observação importante é que o creme de leite com pouca gordura não é recomendado pra receitas onde ele seja submetido a calor intenso, por isso quando usar creme de leite até 30% o melhor é adiciona-lo no final, quando a temperatura já está menor.

Dica da Bia: quando fizer molhos, adicione um pouquinho de leite gelado antes de adicionar o creme de leite, isso abaixa a temperatura e tem menor risco do creme de leite talhar.

Sabe de algo mais sobre creme de leite pra adicionar no post? Escreva nos comentários! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s